O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, anunciou nesta quarta-feira (26), que vai aperfeiçoar as linhas de cuidado da saúde do homem nos hospitais universitários federais filiados.
O objetivo é organizar a distribuição dos serviços ofertados nos municípios e estados, de forma que os hospitais universitários que ofereçam os serviços de saúde do homem recebam os casos mais complexos. Além disso, internamente as unidades vão otimizar os recursos e organizar processos visando aperfeiçoar e aumentar os atendimentos à população.
O anunciou foi feito no Hospital do Paranoá, em Brasília, na abertura do Seminário ““Construção e planejamento de linhas de cuidado em saúde do homem”, evento que marcou o lançamento deste mesmo modelo de linhas de cuidado no Hospital Universitário de Brasília (HUB).
“Vamos aproveitar esta experiência que está sendo implantada em Brasília, adequar à realidade dos nossos hospitais e, dessa forma, aperfeiçoar os processos, visando melhorar o atendimento à população e aproveitar ainda mais nossa capacidade, focando nos casos de média e alta complexidade”, destacou o presidente da Ebserh.
O evento e a participação do HUB – O seminário é promovido pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB/Ebserh), pela superintendência da Região de Saúde Leste do Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde. O objetivo do evento e da parceria entre os órgãos é construir e implantar na Região Leste do Distrito Federal uma linha de cuidado em doenças prostáticas, ficando o HUB com a responsabilidade de atender os casos mais complexos da área.
Para isso, haverá a realização de treinamentos e oficinas, que iniciam no dia 27 de julho com a participação de cinco equipes de Saúde da Família da região. O modelo, que será construído coletivamente, definirá o itinerário de atendimento do paciente, desde a assistência preventiva até a hospitalar.
A programação conta com apresentação cultural e debates sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas no Atendimento à Saúde do Homem e a Linha de Cuidado em Hiperplasia Prostática.
“Estamos apostando nessa parceria, acreditando na ideia de um sistema saúde escola, que estamos construindo na Região Leste”, disse o diretor técnico de extensão da UnB, Márcio Florentino, que representou a reitoria. “Essa parceria consolida a questão assistencial, a organização das linhas de cuidado e a integração com o ensino”, completou a superintendente do HUB, Elza Noronha.
Implantação– A implementação total da linha de cuidados se dará em um ano e meio. Após esse período, será assinado um documento entre as três instituições, onde constará o passo a passo do processo. Durante o evento, também foi firmado um acordo entre o HUB/Ebserh, a Secretaria de Saúde do DF e o Ministério da Saúde para construir a política de atenção ao homem.