Novo método para teste de glicose usa saliva

Estudo publicado na revista científica ACS Sensors, mostra um novo método para realizar exame de glicose de forma rápida, que não envolve sangue e agulha.

Desenvolvido por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Colgate-Palmolive, o método, trata-se de um biossensor eletroquímico que coleta amostras de saliva. Os pesquisadores usaram um biossensor eletroquímico baseado em aptâmero (E-AB), que produz uma mudança eletroquímica mensurável quando um pedaço de DNA ou RNA especialmente projetado se liga ao alvo desejado.

Durante experimentos, os pesquisadores descobriram que os dispositivos retornavam resultados em 30 segundos, permaneciam estáveis ​​na saliva não diluída por até três dias e mantinham a sensibilidade por até uma semana, se lavados após cada uso.

A simplicidade do teste, torna-o fácil para uso em casa sem auxílio de um profissional. Segundo os pesquisadores, essa tecnologia é a primeira do gênero a detectar glicose na saliva humana e esperam que possa ajudar a monitorar a saúde em casa, de forma menos invasiva e mais fácil de realizar, especialmente para pessoas com doenças crônicas como a diabetes.

Foto: Pexels

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe