Novo método auxilia mulheres que tiveram câncer a engravidar

Um novo método, já oferecido gratuitamente na Dinamarca, pode ajudar as mulheres que tiveram câncer a engravidar. De acordo com os pesquisadores, a técnica eficaz, foi utilizada em mulheres que tiveram seu tecido ovariano removido, congelado e transplantado, contribui para que um terço das mulheres possam ter filhos. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (7/10), no periódico científico “Human Reproduction”. As informações são da agência AP.

Cientistas explicam que para realizar o procedimento, é necessário remover um dos ovários, e em seguida, cortar em fatias para que sejam congeladas. Após recuperação do câncer, os médicos, enxertam na mulher parte do tecido descongelado no ovário remanescente. O procedimento é especificamente destinado às mulheres com câncer que sejam ter filhos.

A pesquisa contou com 41 mulheres na Dinamarca que se submeteram ao tratamento entre o período de 2003 a 2014. Resultados apontam que das 32 mulheres que participaram do procedimento e que desejavam engravidar, dez conseguiram ter filhos. De acordo com dados do estudo, cerca de 36 bebês no mundo, nasceram de mulheres que tiveram ovários transplantados, no entanto, 14 desse total, na Dinamarca.

O médico Claus Yding Andersen, principal autor do estudo, enfatiza que o procedimento uma vez realizado –  transplante do tecido ovariano – leva cerca de quatro ou cinco meses para o ovário estar pronto.

O procedimento é oferecido gratuitamente na Dinamarca a todas as mulheres aptas ao tratamento. No entanto, o novo método, não integra ao tratamento de rotina contra o câncer no Reino Unido, entretanto, é disponibilizado por algumas clínicas no país e em outras partes da Europa, entre elas, Bélgica e Alemanha.

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.