Novo medicamento para tratamento da hepatite C é aprovado pela Anvisa

O registro de um novo medicamento Daklinza (daclatasvir) – para ser usado no tratamento de hepatite C, foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O medicamento será o primeiro a ser conduzido por via oral, e a medida deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

De acordo com a Anvisa, está sendo avaliado a segurança e eficácia de outros dois medicamentos inovadores para o tratamento da Hepatite C:  o sofosbuvir e o simeprevir.

A droga aprovada traz benefícios como o uso oral e a diminuição no tempo de tratamento, que passa de um ano para três meses, além de apresentar menos efeitos colaterais.

Segundo informações de um levantamento atual, cerca de 16 mil pessoas são tratadas por ano contra hepatite C no sistema público de saúde. Ainda de acordo com o levantamento, o Brasil é um dos únicos países em desenvolvimento no mundo que oferece diagnóstico, testagem e tratamento universal para as hepatites virais, em sistemas públicos e gratuitos de saúde.

Considerada a doença responsável por grande número dos casos de transplantes e de câncer no fígado – a hepatite C – é transmitida através de transfusão de sangue e/ou compartilhamento de material para uso de drogas, como seringas, além de outros materiais cortantes e de objetos de higiene pessoal.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.