Categories: Notícias

Novo centro para o autismo

A Bahia terá um Centro de Referência para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O CRETEA, será inaugurado às 8 horas,desta segunda-feira (28). A unidasde que contou com investimentos em torno de R$ 1,2 milhão para reforma e requalificação do imóvel e R$303 mil para manutenção mensal do serviço, vai  funcionará como um espaço para capacitação de profissionais para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em todo o estado da Bahia.

De acordo com a  diretora do centro, a pediatra Adriana Cardoso, no primeiro mês será realizado acolhimento dos pacientes, cadastramento e, na sequência começarão os atendimentos, com previsão para contemplar 200 pessoas por mês e cerca de 4.000 procedimentos, “uma vez que cada paciente realiza vários tipos de atividades”.

Notícias relacionadas

A equipe multiprofissional da unidade será composta por assistentes sociais, educador físico, enfermeiro, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de pessoal de apoio, que trabalhará para contribuir para o desenvolvimento e a inclusão social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias.

O autismo

A ONU estima que existam, em todo o mundo, cerca de 70 milhões de autistas. Na Bahia, a estimativa é que esse número chegue a 70 mil. Hoje se considera que até três quartos das pessoas com TEA também têm associado algum grau de deficiência intelectual, principalmente pela falta de estímulo. Quanto à prevalência, estudos relatam cerca de um caso em cada 45 crianças nascidas vivas, podendo ser quatro vezes mais comum em meninos do que meninas.

O Autismo é um transtorno do desenvolvimento, que se manifesta tipicamente antes dos três anos de idade, afetando o desenvolvimento psiconeurológico, comunicação, condutas comportamentais e convívio social. O comprometimento pode ser muito grave e estar associado à deficiência mental, ou tão leve que o portador do transtorno consegue levar uma vida próxima do normal.

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
João Neto

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

3 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

5 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

13 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

14 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

15 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

15 horas ago