Notícias

Novo biomarcador prevê diagnóstico rápido para câncer de próstata

O instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, desenvolveu um biossensor que prevê resultado de diagnóstico do câncer de próstata.  As pesquisas que também tiveram participação da Embrapa Instrumentação e do Hospital de Amor de Barretos.

A ideia é ter o mecanismo como apoio aos exames laboratoriais de diagnóstico e prevenção de forma rápida, visto que ele detecta a presença e até a predisposição da doença em uma hora.

“Biossensores são dispositivos que servem para indicar marcadores importantes para a saúde, seja humana, seja animal. Um sensor importante e conhecido é o utilizado por diabéticos para verificação do nível de glicose no sangue. […] Para esse biossensor de detecção do câncer de próstata com novo biomarcador, desenvolvemos o trabalho em três anos”, explica , Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, professor do IFSP.

Se, para a diabete, o principal marcador de medição é o nível de glicose, para o câncer de próstata é o nível elevado de PSA (Antígeno Prostático Específico). Porém, mesmo com o nível elevado desse marcador, o paciente pode não ter câncer de próstata e sim uma prostatite ou tumor benigno.

“Um problema das biópsias é que, infelizmente, mais de dois terços dos procedimentos dão resultado negativo, ou seja, elas eram desnecessárias se os médicos tivessem um diagnóstico mais preciso”, aponta Oliveira. O exame de toque nem sempre é preciso e uma biopsia da próstata é traumática.

“Isso nos motivou enormemente a fazer a pesquisa, porque há agora no horizonte a chance de termos no sistema de saúde um exame muito mais específico para câncer de próstata”, anima-se o professor do IFSP.  As pesquisas ainda estão em andamento e o biossensor deve demorar para entrar no mercado, apesar de já estar com processo de patente solicitado. Utilizando nanotecnologia, os materiais não são caros, tornando o biossensor um método de exame eficaz e de baixo custo.

 

Fonte: Jornal da USP

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

9 horas ago

Saúde da Mulher – A menopausa

Nesta segunda-feira, 15.07, no Programa Em Sintonia, da Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou a psicóloga…

14 horas ago

Unicef comprova que Brasil melhorou em 2023 o nível de vacinação em crianças

O ano de 2023 marcou um avanço do Brasil na imunização infantil . Um estudo…

17 horas ago

Ministério da Saúde alerta sobre febre Ouropouche em mulheres grávidas

O Instituto Evandro Chagas do MS detectou presença do anticorpo do vírus em amostras de…

19 horas ago

Castramóvel realiza atendimentos no Abaeté até 16 de agosto

O Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã, é o mais novo ponto de atendimento do…

22 horas ago

PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro está sendo pago

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil.…

22 horas ago