Portal Saúde no Ar

 

Novembro tem consultas dermatológicas gratuitas em todo o Brasil

Mais de 3000 dermatologistas voluntários vão participar do Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele – que acontece em todo Brasil neste mês. A ação que pretende atender aproximadamente 30 mil pessoas acontece no dia 7 de novembro, das 9h às 15h, conta com 121 postos de atendimento, em 23 estados brasileiros. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD.

O objetivo é realizar atendimento para o diagnóstico e tratamento de câncer da pele. Os interessados obter mais informações sobre os postos de atendimentos mais próximo da sua residência através dos números 0800-701-3187 e 0800-707-7343, no entanto, com o CEP em mãos ou através do site da SBD www.sbd.org.br

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, desde a implementação, em 1999 a campanha já atingiu 518.737 pessoas. Considerada a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a ação, em 2009.

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. Para evitar a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. A entidade também destaca sobre a importância da examinação entre familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Além disso, é importante o uso do protetor ao se expor no sol, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar, indica a SBD.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.