Com a chegada do mês de novembro existe uma campanha maior sobre a saúde do homem, devido ao novembro azul. Porém deve-se ficar atento a saúde durante o ano todo. Das doenças que mais acometem o sexo masculino, destacam-se a Hipertensão, Diabetes, Dislipidemias, Doenças Cardiovasculares e Câncer (com ênfase ao câncer de próstata que é o mais comum entre esse sexo). O cuidado preventivo é essencial para o tratamento de todas essas doenças, conhecidas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
A alimentação é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Estudos apontam que o maior consumo de alimentos ultraprocessados (que são alimentos com muitos aditivos, como por exemplo o biscoito recheado, refrigerante, salgadinhos, macarrão instantâneo) está relacionado com a maior incidência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, outro exemplo desses alimentos ultraprocessados são as carnes curadas, como calabresa, presunto e mortadela, que são fortemente associadas com o câncer. O estilo de vida saudável que prioriza alimentos in natura como base da alimentação é essencial para a prevenção dessas doenças. As frutas, legumes e hortaliças possuem efeito protetor sobre a saúde, então é muito importante se alimentar de forma saudável, para evitar o aparecimento ou para controlar a Doença Crônica Não Transmissível que você já possui. Sabe-se que o homem tem menos hábito de buscar tratamento preventivo, o que diminui a expectativa e a qualidade de vida dentre o sexo masculino. Mude essa estatística! Busque um profissional da saúde que possa te orientar para fazer melhores escolhas. A saúde é o bem mais importante que possuímos, então cuide da sua.
O assunto foi tema do quadro “Comer e Ser”, veiculado às Segundas-feiras pelo programa Saúde no ar, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Web Saúde no ar. Este mês de setembro a nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo Geisy Ribeiro, será a uma das colaboradoras do quadro e da coluna alimentação.
Ouça o comentário de Geisy Ribeiro :
Tocador de áudio
Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.
Foto: Geisy Ribeiro
Fonte: Geisy Ribeiro
Redação Saúde No Ar