Durante todo o mês de novembro serão disponibilizados diversos serviços de saúde para a população masculina na capital baiana. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador – SMS e integra a campanha de alerta para homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata – o “Novembro Azul”.
Entre os serviços de saúde, estão, encaminhamento para a realização dos exames PSA e de toque, testes rápidos para detecção dos vírus HIV, sífilis e hepatites, aferição da pressão arterial, glicemia, além de palestras educativas, distribuição de panfletos e orientações sobre cuidados com a saúde, principalmente para homens na faixa etária entre 40 e 59 anos. As ações acontecem nas salas de espera das unidades de saúde de Salvador.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os brasileiros. Em 2014, segundo a SMS, 180 homens morreram por causa da doença em Salvador. No entanto, já foram contabilizados apenas na capital baiana 165 óbitos por conta da enfermidade, entre janeiro e outubro deste ano. Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, afirmam que a cada três mortes de adultos, duas são de homens.
*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)