Após o Outubro Rosa, vem o Novembro Azul; de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca); em todo o Brasil a estimativa é que sejam diagnosticados cerca de 65.840 casos de câncer de próstata em 2020. Na Bahia, a estimativa é de que serão 6.130 casos.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens; atrás apenas do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.
O que é o câncer de próstata?
É o tumor que afeta a próstata; glândula localizada abaixo da bexiga. De acordo com o ministério da saúde, este tipo de câncer, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.
Quais os fatores de risco?
- Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
- Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
- Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Além disso, quais sintomas?
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas; por outro lado quando apresentados, os mais comuns são:
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Quais exame para diagnosticar ?
Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata. Bem como; o exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.
Tratamento
Contudo; a escolha do melhor tratamento é realizada individualmente; por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente. Todas as modalidades de tratamento são gratuitas, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Onde realizar o exame de forma gratuita?
Lar Harmonia
A fundação Lar Harmonia, no bairro de Piatã, em Salvador, vai atender gratuitamente até 100 homens com hora marcada.
Dessa forma, o mutirão vai atender pacientes com idade a partir de 45 anos. O procedimento será em duas etapas, nos dias 3 e 7 de novembro, no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo (AMEB), na sede da Fundação Lar Harmonia, em Piatã.
Poder Judiciário da Bahia
O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), em parceria com a Fundação José Silveira (FJS), irá promover nesta quarta, 4, e quinta-feira, 5, atendimentos gratuitos para homens, no Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no CAB. A ação será a partir das 13h. Serão oferecidas consultas com urologista e exame de PSA.
Como participar:
Para participar, é preciso agendar o procedimento por meio do e-mail segespsaude@tjba.jus.br. No agendamento, basta informar o nome completo, telefone para contato, RG ou CPF, setor, idade e preferência de data. As vagas são limitadas e só serão reservadas após a confirmação por telefone e/ou e-mail.
Os atendimentos serão realizados no estacionamento em frente ao prédio principal do Tribunal de Justiça, respeitando o distanciamento para evitar aglomeração, de acordo com as normas de proteção recomendadas pelas autoridades de saúde.
Os homens devem chegar com 20 minutos de antecedência para realizarem o protocolo de atendimento inicial. Vale ressaltar que para a realização do exame de PSA será necessário a requisição médica. Pessoas com sintomas da Covid-19 não serão atendidas.
Prefeitura de Salvador
de acordo com o órgão os multicentros da rede municipal da saúde irão ofertar mais de 600 vagas para consultas com cardiologista, urologista; bem como exames de ultrassonografia da próstata, aparelho urinário, abdômen testicular e bolsa escrotal. Já no Hospital Municipal de Salvador (HMS), haverá a disponibilização de 1.120 vagas para exames de imagem focados na saúde do homem.
Contudo; para ter acesso aos serviços deve buscar nos postos de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para realizar o agendamento prévio para evitar aglomerações em virtude da pandemia do coronavírus.
Ainda assim, as Unidade Básicas de Saúde vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, o tratamento com enfermagem com realização de testes rápidos (HIV, sífilis, Hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo; bem como encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia.
O dia especial de mobilização acontecerá em outro formato no dia 21 de novembro contemplando algumas unidades de saúde.
Shopping Bela Vista e Fundação José Silveira
Fundação José Silveira (FJS) realizará; em parceria com o Centro Médico Bela Vista; bem como o Shopping Bela Vista; o mutirão Saúde do Homem.
Dessa forma, a iniciativa que acontece dos dias 10 a 13 de novembro, das 8 às 17h; fazem parte da campanha Cuidar da Saúde É Coisa de Homem, em referência ao Novembro Azul.
De acordo com FJS; a Unidade Móvel da instituição estará disponível para a realização gratuita de consultas com urologista e do exame PSA. Para ser atendido, é preciso fazer agendamento prévio pelos telefones (71) 3504-5939 / 3504-5935.
Atualizado em: 09/11/2020 às 9h35