SAÚDE NO AR

Novas regras para alimentos integrais, já estão em vigor

Já estão valendo as novas regras da Anvisa para os alimentos integrais.

A nova regra já está estampada na embalagem. Agora, para ser vendido como integral, o produto precisa ter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais, e a informação do percentual deve estar de forma clara no rótulo.

A nova regra vale para produtos que contém cereais, como pães, biscoitos, farinhas. De acordo com a Anvisa, a intenção é estabelecer um padrão para os alimentos integrais e dar ao consumidor a possibilidade de escolher com mais clareza, de saber exatamente o que está levando para casa.

“Para você ter um ingrediente integral, ele pode passar por um processo tecnológico, mas ele tem que manter todas as características do grão intacto. Ele tem uma quantidade de fibras maior do que um alimento refinado. Ele aumenta a saciedade, melhora o teu trânsito intestinal e pode auxiliar ainda no combate ao colesterol”, explica a engenheira de alimentos Gisele Kirchbaner Contini.

“O consumidor vai saber se ele quer um produto 30% integral, 40%, 70%, 80%, 100% integral”, afirma Tiago Rauber, coordenador de padrões e regulação de alimentos Anvisa.

Fonte: Jornal Nacional/ Anvisa

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe