Nova vacina contra câncer de pulmão apresenta resultados encorajadores

Pesquisa publicada na revista científica Anais da Oncologia revelou resultados promissores de uma nova vacina, chamada de Tedopi. O estudo com o imunizante revelou redução de 41% no risco de morte no prazo de um ano em participantes que tomaram doses do medicamento, em comparação com pacientes que fazem quimioterapia.

Os resultados foram verificados em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas. Forma mais comum da doença, geralmente causada pelo cigarro, em estado de metástase, quando o tumor já se espalhou além do local onde começou.

Além disso, o estudo também sugere que a Tedopi provoca menos efeitos colaterais, verificados em 11% dos participantes, contra 35% dos pacientes submetidos à quimioterapia.

O medicamento foi desenvolvido pela Ose Imunotherapeutics, startup francesa com sede em Nantes, no Oeste da França.

A Tedopi é um medicamento para tratar e não para prevenir o câncer. Contudo, apesar dos resultados promissores, os responsáveis ressaltam que são necessárias várias aplicações durante o tratamento. E lembram que o medicamento surtiu efeito em um grupo muito específico do estudo: pacientes que já tinham passado por imunoterapia há pelo menos três meses.

 

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe