Notícias

Nova Unidade de Acolhimento vai atender a casais moradores de rua da Cidade Baixa

Foi entregue nesta quarta- feira (18), pelo prefeito ACM Neto a Unidade Institucional (UAI) da Ribeira.
A UAI da Ribeira, assim como as outras nove unidades, dispõem de equipes multidisciplinares que trabalham 24 horas realizando ações de resgate da autoestima e reinserção de pessoas em situação de rua junto às famílias e ao mercado de trabalho. O novo equipamento terá como foco de atendimento casais que não têm filhos. Entre os profissionais que trabalham nas UAIs estão psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, entre outros.

A Prefeitura está investindo R$65 milhões em assistência e promoção social, beneficiando sobretudo esse público mais vulnerável. Na UAI, o beneficiário, além da dormida, a todas as refeições, acompanhamento médico e social. “A Prefeitura trabalha para que essas pessoas sejam, no futuro, reinseridas no âmbito familiar ou no mercado de trabalho, tendo autonomia em suas vidas. É um suporte passageiro, mas importante”, disse ACM Neto.

“Passamos e vimos a realidade dessas pessoas encostadas com o cobertor, muitas vezes só com a roupa do corpo e, infelizmente, vítimas do vício de substâncias psicoativas. O problema do morador de rua é nosso, da Prefeitura, e da coletividade. Estamos trabalhando muito no sentido de enfrentar o problema”, destacou ACM Neto, que participou da inauguração da UAI da Ribeira ao lado do vice-prefeito Bruno Reis e da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos.

O novo equipamento amplia a rede municipal de assistência, elevando a dez o número de UAIs espalhadas pela cidade. Segundo estimativas da Sempre, outras quatro unidades do tipo serão inauguradas nos próximos 90 dias. A da Ribeira tem capacidade para cuidar de 25 casais (50 pessoas) e funciona na Rua Visconde de Caravelas, 150 (atrás da Biblioteca Pública e próximo à Prefeitura-Bairro da Cidade Baixa).

A administração desses espaços fica a cargo da Sempre. “Estamos ampliando a capacidade de atendimento dessas pessoas que vivem nas ruas aqui na região da Cidade Baixa, a exemplo dos Mares. Nossa expectativa é que aqueles acolhidos aqui fiquem de três a seis meses, prazo em que podem conseguir autonomia e até benefícios como o aluguel social, conseguindo assim se mudar para as próprias residências”, declarou Ana Paula.

Levantamento – Um levantamento do número total de pessoas em situação de rua em Salvador está sendo realizado através de uma parceria entre a Prefeitura e o Projeto Axé. Serão elaborados mapeamento, contagem e estimativa da população em situação de rua na capital baiana, com foco específico em pessoas que utilizam os espaços públicos como moradia. Por enquanto, a Prefeitura trabalha com uma estimativa entre 4,5 mil a 14 mil pessoas em situação de rua.

Fonte: Secom- PMS

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

7 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

9 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

17 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

18 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

19 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

19 horas ago