Saúde Mental

Nova política nacional para saúde mental

A Oficina “Conhecer e atuar com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental” acontece nesta quinta-feira (19.11), das 8h30 às 17h30, no Pavilhão de Aulas da Federação (PAF) III, sala 101, na UFBA. A oficina sobre as Práticas Integrativas e Complementares é uma iniciativa de implantação da Política Nacional de PIC (PNPIC) no estado da Bahia, de acordo com os propósitos do Ministério da Saúde visando à ampliação do acesso universal à saúde. As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) são apontadas como uma aliada natural no campo da saúde mental como alternativa terapêutica, tendo em vista a sua tendência desmedicalizante.

O objetivo da oficina é apresentar e discutir a PNPIC, seus principais conceitos e racionalidades com os profissionais de saúde, como alternativa terapêutica a ser implantada na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado da Bahia, com ênfase na Atenção Primária, é o principal objetivo da oficina, que se destina a profissionais da Sesab e da área de Saúde Mental dos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador.

O evento é uma realização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS) e Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC)/Coordenação de Práticas Transversais/Área Técnica de PIC) e UFBa, por meio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) e Ambulatório de PIC Magalhães Netto/Hospital das Clínicas.

A PNPIC contempla as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) aos estados membros, para a formulação de políticas que possibilitem integração de sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos tradicionais e complementares. Entre as alternativas implementares implantadas no país estão as áreas de Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica e Termalismo Social-Crenoterapia.

 

Portal Saúde no Ar

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

3 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

4 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

4 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

4 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

5 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

18 horas ago