Novo método de tratamento ajuda paciente com gagueira

 

Um trabalho realizado por pesquisadores do Instituto para Tratamento e Pesquisa sobre Gagueira – Istar, da Universidade de Alberta, no Canadá, aponta que um novo método de filmagem é capaz de ajudar os pacientes que passam por tratamentos de gagueira a manter a fluência. A técnica é conhecida como automodelagem por vídeo ou por video self-modeling – VSM. O resultado foi publicado na edição de julho do “Journal of Fluency Disorders”.

De acordo com os especialistas, a técnica é bastante usada por atletas e consiste em assistir a vídeos de si mesmo praticando aquela atividade que se deseja aprimorar. Entretanto, no caso de atletas, são questionadas as filmagens das melhores performances.

A filmagem – técnica testada – em pacientes com gagueira foi utilizada logo após o fim do tratamento, quando as habilidades desenvolvidas durante a terapia estavam no auge. No experimento, os integrantes do estudo precisavam assistir eus próprios vídeos ao menos duas vezes por semana.

Estudos mostram que quanto mais vezes assistiram às filmagens, melhor era o resultado. De acordo com a pesquisa, os participantes passaram a diminuir o número de sílabas gaguejadas, além de relatar a impressão de que a técnica ajudou em situações pessoais e profissionais.

A pesquisadora Marilyn Langevin, uma das autoras do estudo, explica que é difícil manter a motivação, e a automodelagem por vídeo ajuda os clientes a verem eles mesmos em uma atitude confiante e bem-sucedida. Ela enfatiza que a técnica desenvolve a confiança e a habilidade, além de ajudar com a motivação.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.