Nova forma de detectar Zika

Agora é possível detectar a infecção pelo Zika mesmo após a eliminação do vírus no organismo. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um novo exame com essa capacidade, propondo que o novo teste sorológico seja disponibilizado gratuitamente.

O processo funciona identificando anticorpos específicos no sangue do paciente, por meio de técnicas de biologia molecular. Desta forma, foi desenvolvida uma proteína que só reage especificamente com anticorpos produzidos pelo organismo após a infecção pelo vírus.

A inovação é importante porque os dois testes sorológicos disponíveis davam muitos resultados positivos, mas que na verdade eram comprovadamente negativos. Os exames só eram capazes de perceber o vírus ativo no corpo. Isso só é possível durante os dias de infecção ou são considerados pouco confiáveis e de alto custo, porque dão resultados errados em vários casos.

Quando esse diagnóstico estiver disponível, será possível obter dados mais precisos sobre o número de infecções pelo vírus no país. Além disso, a certeza de infecção em gestantes proporcionará um atendimento mais adequado.

A equipe está agora em contato com o Instituto Butantan para que seja produzido e distribuído para hospitais e bancos de sangue, num conjunto de diagnóstico em larga escala.

Redação Saúde no Ar*

(M.M.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.