Um aparelho, apelidado de “Garra de urso”, é a mais nova sensação do momento na área de prevenção do câncer do intestino na Grã-Bretanha. Em apenas 45 minutos ele remove tumores pré-cancerosos chamados pólipos- lesões na superfície interna do cólon ou reto, sugando-os sem comprometer o abdomen com cirurgias invasivas.
O câncer de intestino é o terceiro câncer mais comum no Reino Unido, com cerca de 40 mil novos casos por ano e cerca de nove em cada 10 pacientes nesses casos precisam de cirurgia.
O novo dispositivo, a ‘garra de urso “- Dispositivo de Espessura Total Ressecção (FTRD) – está sendo usado no Hospital Geral de Southampton para remover o tecido doente de pacientes difíceis de tratar. O FTRD é uma espécie de clipe ligado a tubo flexível tubo que pode ser passado para dentro do intestino cortando o tumor e sugando-o.
Dr. Philip Boger, consultor em Gastroenterologia em Southampton, diz que o procedimento é um ‘marco’ já que muitos pacientes não precisarão mais de uma grande cirurgia abdominal.
O aposentado Gwen Smith, de 73 anos de idade, foi o primeiro paciente a ser tratado usando a garra de urso após um procedimento anterior que não conseguiu remover todo o seu tumor devido ao risco de perfuração. O tumor estava abaixo da superfície do revestimento do intestino. Ela enfrentou duas opções: grande cirurgia abdominal com alto risco de, em seguida, a necessidade de ser equipado com um saco de estomago, ou tratamento usando a garra de urso em Southampton Geral.
“Tudo aconteceu tão rapidamente. Eu desci para minha operação em 09:15, foi dado um sedativo e tudo acabou em 45 minutos. Eu estava em casa por 12,45.
Dr Boger acrescenta: “Muitos de nossos pacientes são idosos e há risco adicional para eles a partir de uma grande cirurgia. Com Mrs Smith, fomos capazes de remover completamente a massa usando o FTRD, de forma rápida com o mínimo de desconforto para o paciente, risco mínimo e muito pouco tempo de recuperação. ”
Fonte:Daily Mail
A.V.