Para combater o mosquito a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ganhou um grande reforço: foi desenvolvido um teste rápido, que associado a um smartphone com GPS, permite, simultaneamente, o georeferenciamento (google maps) dos casos a fim de controlar rapidamente os surtos, bem como ter o resultado em apenas 20 minutos, o que antes demorava até 60 dias. Segundo a Sesab, esta é uma ação inédita no país.
Devido ao número de casos notificados e confirmados, os primeiros municípios a dispor do teste rápido foram Feira de Santana, Riachão do Jacuípe e Ribeira do Pombal.
Outras estratégias também estão em vista, como a de utilizar nanotecnologia, pois recentemente o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, visitou uma das mais avançadas indústrias de nanotecnologia do mundo, a Smart Inovation, localizada na cidade de Barcelos, em Portugal. A empresa é pioneira no desenvolvimento de uma tecnologia patenteada de aprisionamento de moléculas repelentes contra o mosquito da dengue que duram de 2 a 4 anos nos ambientes aplicados.
De acordo com Vilas-Boas, o Governo da Bahia estabelecerá um acordo de cooperação técnica para avaliar a eficácia da tecnologia no estado e, desta forma, desenvolver mais uma ferramenta contra o mosquito. “A possibilidade de aplicação é imensa. Desde a pulverização dos interiores e exteriores de residências. O produto pode ainda ser incorporado em tintas e utilizado na pintura de prédios públicos e escolas”, explica o secretário.
*Redação Portal Saúde no Ar