PORTAL SAÚDE NO AR

Nota do Ministério da Saúde – MS diz que Jornal Nacional errou

O Ministério da Saúde considera importante esclarecer uma fala que induz ao erro durante a apresentação do Jornal Nacional e ao longo de alguns trechos da reportagem sobre o novo sistema de divulgação de óbitos de Covid-19.

A pasta, em adicional às informações divulgadas atualmente, em nova plataforma interativa, deve apresentar também os óbitos em suas datas de ocorrência. Atualmente, são divulgados os resultados laboratoriais notificados diariamente, independente do dia do falecimento do paciente. Há casos de resultados laboratoriais de mortes registradas há semanas, mas que contam para a contabilidade do dia.

Com o aumento dos testes e da capacitação de laboratórios e de profissionais, a rede pública vem aumentando sua capacidade de diagnóstico. Ou seja, os usuários da nova plataforma conseguirão visualizar quantas mortes foram notificadas no dia e a que data se refere cada óbito.

A curva por data de óbito ao longo do tempo, não somente nas últimas 24 horas como afirmou o Jornal Nacional, auxilia a entender a dinâmica da doença e a necessidade de esforços do Poder Público.

Todas as informações são públicas e consolidadas pelas secretarias estaduais de saúde. O Ministério da Saúde consolida as informações. Os dados também sempre estão à disposição no https://opendatasus.saude.gov.br/

Cabe informar que, conforme coletiva de imprensa, os dados de estados que não informarem até as 16h serão contabilizados no boletim do dia seguinte.wsS

 

NOTA DA REDAÇÃO:

Inicialmente o governo pretendia divulgar apenas os números das últimas 24h ignorando as mortes de dias  anteriores. Com as contundentes críticas da sociedade, e  verificando a impossibilidade de manipular os  dados ( As Secretarias de Saúde passaram a entregar as informações á imprensa e ao Conselho de Saúde) o governo voltou atrás em sua decisão e decidiu divulgar os números do dia e mais as datas da ocorrência dos óbitos.)

Se por exemplo uma pessoa morreu dia 30 de maio e o resultado de positivo para Covid fosse obtido hoje, ela não entraria na estatística de hoje, Isso acarretaria em um  falso menor número de casos, porque a morte ocorrida em 30 de maio, sumiria e não entraria nas estatísticas.

Jorge Roriz

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.