PORTAL SAÚDE NO AR

Nobel de Medicina premia reciclagem celular

O cientista japonês Yoshinori Ohsumi ganhou o Prêmio Nobel de Medicina de 2016 pela descoberta do mecanismo de autofagia, processo pelo qual as células “digerem” partes de si mesmas.

Em organismos desnutridos, a autofagia é uma das estratégias de sobrevivência e permite que as células redistribuam os nutrientes para conseguir executar as atividades mais essenciais à vida.

O conceito de autofagia foi descoberto em 1960, quando cientistas observaram que as células eram capazes de destruir seus próprios componentes e transportá-los para a unidade celular chamada de lisossomo, onde eles são degradados.

Mecanismos da autofagia

nobel-autofagia-1No início da década de 1990, contudo, Ohsumi, pesquisador da Universidade de Tóquio, fez uma série de experiências com levedura para identificar os genes ligados à autofagia, finalmente elucidando os mecanismos de seu funcionamento.

Isto permitiu que se tivesse uma ideia da verdadeira importância do mecanismo de reciclagem celular e sua importância em muitos processos fisiológicos, como a adaptação à falta de alimentação e a resposta a infecções.

Mutações nos genes responsáveis pela autofagia podem causar doenças, e o processo autofágico está envolvido em várias condições, incluindo cânceres e doenças neurológicas.

Fonte: Diário da Saúde

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.