Ícone do site

Nobel de Física 2022 vai para três cientistas por descobertas sobre a mecânica quântica

A Academia Real das Ciências da Suécia, anunciou  nesta terça-feira (4), os ganhadores do prêmio Nobel de Física. Os ganhadores  são,  Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger,  da França, Estados Unidos e Áustria.

Os cientistas levaram o Nobel por estudos sobre a mecânica quântica, um campo da Física que investiga o comportamento de partículas muito minúsculas como átomos, elétrons e fótons.

As descobertas “lançaram as bases para uma nova era da tecnologia quântica”, afirmou o comitê do Nobel. A mecânica quantica investiga particulas minúsculas (foton) do universo.

Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger levaram o Nobel de Física de 2022 por experimentos inovadores usando o chamado entrelaçamento quântico, um fenômeno físico onde duas partículas subatômicas (muito menores que os átomos) se comportam como uma única unidade, até mesmo quando elas estão bastante separadas.

O prêmio é dez milhões de coroas suecas. Apenas 04 mulheres receberam esse prêmio.

A láurea foi criada pelo químico e empresário Alfred Nobel. Inventor da dinamite em 1867, o sueco doou a maior parte de sua fortuna em testamento para a criação de prêmios de física, química, medicina, literatura e paz (o prêmio de economia foi criado anos mais tarde).

O documento dizia que os prêmios deveriam ser concedidos “àqueles que, durante o ano anterior, tenham conferido o maior benefício à humanidade”.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile