No Dia Internacional da Imunização, projeto destaca importância da vacinação

O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indiíduo como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.

Confira o calendário de vacinação indicado para cada fase da vida no site do Programa Nacional de Imunizações – PNI

E a vacina contra a Covid-19 se tornou a maior esperança, e única alternativa, para frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus.

Além da vacina da Covid-19, o Brasil oferta vacinas gratuitas no Sistema Único de Saúde (SUS) para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, com objetivo de proteger contra várias doenças infectocontagiosas, como gripe, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite (paralisia infantil), entre outras.

Os imunizantes fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), reconhecido mundialmente. As vacinas utilizadas no país passaram por diversos testes, garantindo sua segurança e têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe