Narguilé, uma moda cancerígena

O narguilé, também conhecido como cachimbo d’ água, ou cachimbo oriental, que exerce uma grande atração sobre adolescentes e jovens,  pode causar câncer. O alerta é do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, segundo o qual uma hora de sessão de narguilé equivale à exposição de todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros. Usado simultaneamente por várias pessoas, o narguilé possui um sabor cheiro agradáveis tornando-se mais um  atrativo para essa faixa etária.

Os estudos associam o uso do narguilé, que passou a ser mais utilizado no Brasil em 2001 com a novela O Clone, ao desenvolvimento do câncer de pulmão, doenças respiratórias, doença periodontal (de gengiva), câncer na boca, na bexiga e ao baixo peso dos bebês ao nascerem, além de expor seus usuários a alta concentração de nicotina que causa dependência. O cachimbo d’ água provoca também maior exposição a metais pesados, altamente tóxicos e de difícil eliminação, como o cádmio.

Mas, não para por aí: depois de 45 minutos de sessão o narguilé aumenta os batimentos cardíacos e a concentração de monóxido de carbono expirado. Em longo prazo, seu consumo pode causar câncer de pulmão, boca e bexiga.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.