A Prefeitura de Salvador está intensificando as ações de combate aos Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Para isso, está retomando a realização dos “faxinaços” por toda a cidade com o objetivo de eliminar focos e criadouros dos vetores. Nesta sexta-feira (04) os mutirões de limpeza acontecem nos bairros Vista Alegre e Coutos.
Durante a mobilização, que acontece das 08 às 15 horas, os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Limpurb, realizarão visitas casa a casa, além de trabalhos de manejo ambiental, limpeza, remoção e descarte de lixo ou quaisquer outros materiais que possam se tornar criadouros, palitação de material reciclável, vistoria de depósitos elevados (como caixas d’água e calhas) e distribuição de material educativo. As equipes de trabalho também visitarão imóveis fechados e abandonados. Os moradores das localidades trabalhadas devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento.
Notícias relacionadas
Caminhão alerta perigo do Aedes
Campanha de mobilização contra o Aedes
“O objetivo é reduzir rapidamente o índice de infestação das áreas críticas da cidade e evitar uma epidemia das doenças transmitidas pelos vetores. Por isso retomamos os mutirões de limpeza, onde conseguimos executar em um curto espaço de tempo o trabalho de identificação e eliminação dos criadouros nos bairros com maior vulnerabilidade para a proliferação dos mosquitos”, esclareceu doutora Isabel Guimarães, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue. Os faxinaços acontecerão em outros bairros da cidade considerados como prioritários.
Redação Saúde no Ar
João Neto