Categories: Boas Notícias

Mutirão realizará 311 cirurgias

Até o dia 9 de outubro, mais de 300 moradores do centro-sul baiano serão atendidos no Mutirão de Cirurgias Eletivas do Governo do Estado, que já marcou 311 procedimentos e mais de 60 aguardam retorno dos pacientes com exames complementares. Nesta etapa, será atendida a população de cerca de 13 municípios, em uma unidade de saúde adaptada especialmente para receber o projeto na cidade de Jaguaquara, na região centro sul. Os atendimentos que começaram no dia 12 deste mês, com exames e consultas pré-operatórios, iniciam as cirurgias na manhã desta quinta-feira (15).

Para a primeira cirurgia do dia, a lavradora Maria das Graças Barreto chegou cedo na unidade de saúde, e pouco antes das 8h já estava pronta para entrar no centro cirúrgico para realização retirada de útero e hérnia. Acompanhada da irmã, a também lavradora Galdeni Barreto, ela veio de Nova Itarana, cidade onde as duas moram, especialmente para fazer o procedimento. “Estava esperando por essa cirurgia há mais de seis meses, mas há três meses piorei muito. Estou muito feliz e ansiosa para fazer logo a cirurgia. Tem três dias que não durmo por causa disso. E achei que vinha só para fazer o procedimento no útero, mas foi fazendo os exames aqui que descobri que tenho hérnia também. O médico falou que pode fazer tudo de uma vez”, disse, pouco antes de entrar no centro cirúrgico.

Notícias relacionadas

Cirurgia de mudança de sexo

Mutirão de Cirurgias atende em Jaguaquara

D. Maria das Graças é uma das 14 pessoas que serão atendidas no primeiro dia de mutirão em Jaguaquara e que farão 19 cirurgias. Além de histerectomia (retirada do útero), a ação vai realizar também procedimentos de hérnias inguinal, umbilical, recidiva e epigástrica, vesícula (colecistectomia), retirada de mioma (miomectomia), mama (mastectomia) e próstata (prostatectomia). Desde a última segunda-feira (12), os pacientes passaram por eletrocardiograma, RX de tórax (maiores de 45 anos), ultrassonografia e consultas com cirurgião e anestesista, todos realizados em carretas do próprio mutirão. Depois disso, eles têm a cirurgia marcada e é só aguardar pelo dia do atendimento.

Após a cirurgia, todos os atendidos saem da unidade de saúde com o chamado ‘kit pós-operatório’, que contém medicamentos e orientações de cuidados para os pacientes, que, posteriormente, passam por uma reavaliação. O atendimento oferece assistência desde o primeiro momento até depois da alta hospitalar. Tudo isso utilizando a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
João Neto

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago