Começa hoje (segunda, 21), um mutirão para exames oftalmológicos será realizado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), voltado exclusivamente para bebês com diagnóstico de microcefalia. Os atendimentos que acontecem durante a manhã no Ambulatório de Oftalmologia, localizado no Ambulatório de Multiespecialidades, no andar térreo do prédio Anexo do Hospital Roberto Santos, próximo a UPA do Cabula.
As mães interessadas devem levar a Certidão de Nascimento, comprovante de residência e cartão do SUS dos bebês para efetuar o cadastro. Todos os exames da mãe e do filho realizados durante e depois da gravidez devem ser levados junto à documentação.
Além do exame oftalmológico, serão concedidas orientações de acompanhamento e exames complementares. Os casos de microcefalia com suspeitas de terem relação com o zika vírus são fruto de estudos também na área oftalmológica, pois vários pacientes apresentaram lesões oculares, podendo até prejudicar a visão dos bebês.
Em Salvador, o médico oftalmologista, Bruno de Paula Freitas, especialista em retina, constatou lesões em três dos casos já estudados. Durante a análise, o fundo do olho dos bebês foi examinado utilizando-se a oftalmoscopia ou mapeamento de retina, onde foram detectadas alterações que atingiram o nervo ótico.
A relação entre a infecção por zika vírus e as alterações em fundo de olho nos bebês com microcefalia ainda não está confirmada. Por isto, se faz necessário examinar o maior número de pacientes com a malformação, pois outras doenças a exemplo da toxoplasmose, rubéola congênita e citomegalovírus também podem causar essas alterações.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N)