Roberto Santos realiza mutirão

 

Começa hoje (segunda, 21), um mutirão para exames oftalmológicos será realizado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), voltado exclusivamente para bebês com diagnóstico de microcefalia. Os atendimentos que acontecem durante a manhã no Ambulatório de Oftalmologia, localizado no Ambulatório de Multiespecialidades, no andar térreo do prédio Anexo do Hospital Roberto Santos, próximo a UPA do Cabula.

As mães interessadas devem levar a Certidão de Nascimento, comprovante de residência e cartão do SUS dos bebês para efetuar o cadastro. Todos os exames da mãe e do filho realizados durante e depois da gravidez devem ser levados junto à documentação.

Além do exame oftalmológico, serão concedidas orientações de acompanhamento e exames complementares. Os casos de microcefalia com suspeitas de terem relação com o zika vírus são fruto de estudos também na área oftalmológica, pois vários pacientes apresentaram lesões oculares, podendo até prejudicar a visão dos bebês.

Em Salvador, o médico oftalmologista, Bruno de Paula Freitas, especialista em retina, constatou lesões em três dos casos já estudados. Durante a análise, o fundo do olho dos bebês foi examinado utilizando-se a oftalmoscopia ou mapeamento de retina, onde foram detectadas alterações que atingiram o nervo ótico.

A relação entre a infecção por zika vírus e as alterações em fundo de olho nos bebês com microcefalia ainda não está confirmada. Por isto, se faz necessário examinar o maior número de pacientes com a malformação, pois outras doenças a exemplo da toxoplasmose, rubéola congênita e citomegalovírus também podem causar essas alterações.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N)

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.