Acontece neste sábado, 12, das 7h30 às 12h, um mutirão para distribuir cartazes e conscientizar a população para a importância da Doação de Medula Óssea. A iniciativa parte de amigos e familiares da jovem Andréa Argolo Schaun, de 20 anos, que descobriu a leucemia em janeiro deste ano e aguarda pelo transplante de medula.
Caso não seja compatível com Andréa, o exame pode atestar compatibilidade com outro paciente que aguarda na lista de espera. Para descobrir a compatibilidade entre as pessoas, é preciso aguardar a pesquisa que é feita através do cruzamento de dados do Rereme (banco de dados dos pacientes que estão esperando um doador compatível), com o Redome (cadastro dos possíveis doadores de medula).
O cadastro é feito através da coleta de 5 ml de sangue e os requisitos são ter idade entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. Voluntários podem comparecer à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), na Avenida Vasco da Gama, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Os que moram em outras cidades ou estado podem ir ao hemocentro da sua localidade para fazer o cadastro. Mais informações pelo telefone (71) 3116-5664.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)