Portal Saúde no Ar

 

Mutirão no sertão

Mutirão de saúde realizará, gratuitamente, cerca de 7.500 exames de análises clínicas e medicina diagnóstica em Irecê e região, no sertão da Bahia, entre os dias 17 e 23 de abril. Carretas e pontos de atendimento serão instalados no centro de Irecê para facilitar o acesso de populações de bairros carentes, isolados e periféricos, bem como de moradores de municípios próximos. Os atendimentos acontecerão das 8 horas às 17h30.

A ação, integra as atividades da ONG Voluntários do Sertão, com sede em Ribeirão Preto (SP), que há 17 anos promove o voluntariado no sertão nordestino, levando saúde, assistência social e segurança alimentar e nutricional a populações menos assistidas.

Na oportunidade, 35 médicos e técnicos voluntários do Grupo Fleury, realizaram exames de análises clínicas preventivas e de identificação de patologias. Serão, no total, 5.350 exames laboratoriais. Vale chamar a atenção para os que identificam a sífilis, doença sexualmente transmissível que vem aumentando no Brasil, e a doença de Chagas, enfermidade silenciosa que pode trazer sérias complicações quando não diagnosticada e tratada corretamente. Nos dois casos, a identificação precoce da infecção pode salvar vidas.

Também serão ofertados: hemograma, antígeno prostático específico (PSA) – fundamental para identificar e monitorar o câncer de próstata –, além de outros relacionados à função hepática, e o beta HCG, que sinaliza ocorrências de gravidez.

Entre os exames de imagem, estão previstos mais de 300 mamografias, 1.300 ultrassonografias e 300 exames de densitometria óssea, além de eletrocardiogramas, colposcopias, vulvoscopias e cirurgias de alta frequência (CAF).

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.