No dia 21 de setembro é comemorado “Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer”, nesta data a FNN – Fundação de Neurologia e Neurocirurgia realiza a 15ª edição do Mutirão do Alzheimer na sede da Fundação, Rua: Deocleciano Barreto,10 – Chame-Chame, coordenado pelo neurologista Prof. Dr. Antonio Andrade presidente da Fundação.
O evento tem início às 7h00 com a celebração eucarística glorificada pelo padre Emanoel Werner, em seguida os cidadãos com idade acima 60 anos serão atendidos gratuitamente até as 17h00 por uma equipe multidisciplinar – neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, além acadêmicos de Medicina. Quem apresentar fatores de risco será encaminhado para o Laboratório de Cognição na Fundação, confirmado o diagnóstico o tratamento também será gratuito.
Temos hoje no Brasil cerca 1,2 milhões de pessoas acometidas por essa patologia. A doença de Alzheimer e desordens relacionadas afetaram cerca de 44 milhões de pessoas em todo o mundo em 2014 e este número “vai dobrar a cada 20 anos”, de acordo com um relatório da OMS de 2012.