A partir das 08 horas desta quarta-feira (22.07) um mutirão do glaucoma acontecerá, na Unidade Básica de Saúde Canabrava, localizada na Rua Bem-te-vi, s/n (ao lado da Escola Municipal Canabrava).
A ação, que tem o apoio da Clínica Pro Oftalmo, visa facilitar o acesso ao diagnóstico precoce da doença que pode causar cegueira.
Durante a mobilização, os pacientes que receberem diagnóstico positivo para o glaucoma, preencherão uma ficha para retirar o colírio que trata a patologia em uma das 15 unidades de referência conveniadas à rede municipal. O atendimento é totalmente gratuito e para participar da atividade os interessados deverão apresentar o cartão SUS e documento de identidade com foto.
O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.
Fonte: SMS
A.V.
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe