O serviço de cirurgia vascular do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá nesta quinta-feira, 20, o mutirão de prevenção ao acidente vascular cerebral (AVC), com rastreamento da doença carotídea. Para participar, o cidadão deve ser maior de 50 anos e/ou história prévia de AVC, hipertensão, diabetes, ser fumante, consumidor de bebidas alcoólicas, sedentário e obeso.
Serão selecionados 100 pacientes, que deverão comparecer ao segundo andar do edifício anexo ao hospital no dia 18, a partir das 14h. Na triagem, além de preencher a ficha com os fatores de riscos já diagnosticados, é preciso apresentar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
Notícias relacionadas
I Simpósio sobre Controle de Infecção
Curso para técnicos de Radiologia
Silenciosa por muito tempo, a doença carotídea pode ter como primeiro sintoma o AVC. O acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame, é a principal causa de morte no Brasil e uma das três principais causas de incapacitação física em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
“A identificação das lesões carotídeas assintomáticas na população de Salvador é uma das nossas iniciativas de combate ao AVC. Se detectadas, o paciente será encaminhado para tratamento no Ambulatório de Doenças da Aorta e Carótidas do HGRS”, explica o cirurgião vascular Leonardo Cortizo, um dos coordenadores do serviço na instituição.
Redação Saúde no Ar
João Neto