Mutirão de cirurgias nesta terça (17)

O Mutirão de Cirurgias, projeto da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), chegará à região de Santo Antônio de Jesus na próxima terça-feira (17). As consultas da primeira etapa ocorrerão até o dia (20), em uma unidade móvel localizada na Avenida Luiz Viana, nº 439, Centro, próximo à Escola Padre Mateus.

O Mutirão foi criado com o objetivo de diminuir as filas de cirurgias eletivas. Com capacidade para atender 140 pessoas por dia, as consultas começarão às 7h e os pacientes deverão comparecer ao local com documento de identificação, cartão do SUS, exames laboratoriais e demais exames recentes. Quem for fazer histerectomia ainda deverá levar o preventivo. Já aqueles que farão procedimento de vesícula têm que estar em jejum para realizar a ultrassonografia.  As cirurgias começarão a partir do dia (27), no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Como a região possui muitos municípios, as consultas ocorrerão em duas etapas. A segunda, que será em Amargosa, começará no dia (23) até o dia (25). Os pacientes deverão se dirigir à unidade móvel localizada na Praça Lourival Monte seguindo as mesmas orientações. 

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na secretaria de saúde do município de residência. Durante o mutirão, serão feitas cirurgias de histerectomia, colecistectomia (vesícula), hérnia umbilical, hérnia inguinal e hérnia epigástrica.

Nas duas etapas serão contemplados os seguintes municípios: Santo Antonio de Jesus, Aratuipe, Castro Alves, Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Itatim, Jaguaripe, Milagres, Muniz Ferreira, Nazaré, Nova Itarana, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Santa Terezinha, São Felipe, São Miguel das Matas, Varzedo, Amargosa, Elisio Medrado, Mutuipe, Laje, Ubaira, Jiquiriça.

Redação Saúde no Ar

FONTE: ASCOM

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.