Portal Saúde no Ar

 

Mutirão de Cirurgias na RMS

Um mutirão de cirurgias acontece até hoje (4) no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os pacientes estão passando por triagem e os procedimentos estão sendo realizados no Centro Cirúrgico do Hospital Jorge Novis. A ação é promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Segundo o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o mutirão já passou por quase 300 cidades em 24 etapas. “Nós já rodamos todas as regiões de saúde. Faltava a região metropolitana. Em quase um ano, já foram realizadas mais de nove mil cirurgias. Este grande sucesso tem o objetivo de diminuir o sofrimento de homens e mulheres que estavam esperando há mais de ano por uma cirurgia. Nosso objetivo é acabar com as filas de cirurgias eletivas e capacitar os hospitais de todas as regiões para que mantenham esse programa de forma regular, para que essas filas nunca mais apareçam”, explicou Vilas-Boas.

Estão sendo oferecidas cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. A comerciante Rose Bispo foi diagnosticada com mioma. “Eu não estou conseguindo trabalhar, de vez em quando tenho sangramento, sinto dores. Já tenho o pedido para a cirurgia, estou fazendo os exames pré-operatórios. Minha vida vai melhorar muito, vai mudar depois da cirurgia. Vou poder voltar a fazer tudo o que eu quero”.

Mutirão de Cirurgias em Lauro de FreitasFoto: Elói Corrêa/GOVBAPara ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na secretaria de saúde do município onde mora. O ex-militar Nivaldo dos Santos fez o eletrocardiograma e se prepara para uma cirurgia de vesícula. “Quero agradecer a essa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Estou parado em casa porque sinto muita dor. Não consigo trabalhar, não consigo viajar. Agora a cirurgia está garantida”.

Para a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a parceria do Governo do Estado com o governo municipal é fundamental para atender a toda a região metropolitana. “Fizemos a busca ativa por meio da regulação, que a gente tinha um cadastro anterior, utilizamos também nossos agentes comunitários de endemias, colocamos carros de som, fizemos uma grande divulgação para que as pessoas fossem alcançadas. O resultado está aí, nós temos muito mais gente do que o esperado”, ressaltou.

É preciso também ficar atento para os exames que precisam ser levados já prontos. Segundo o coordenador do mutirão, Deleon Francisco, todas as pessoas de 14 a 65 anos precisam levar o cartão do SUS com os exames pré-operatórios de uréia, creatina, TPA, glicemia em jejum, hemograma com validade de seis meses. “Após a avaliação do cirurgião, a pessoa já sai daqui com a data, horário e local da cirurgia marcados”.

Para os procedimentos, o Governo do Estado disponibiliza a equipe médica e toda a estrutura para as cirurgias, além do acompanhamento do paciente após a execução. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região da Bahia. Isso permite que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos.

 

Fonte: Secom GOV

Fotos: Elói Corrêa

Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.