Mutirão de cirurgias em Ibotirama

Multirão cirurgias

O Mutirão de Cirurgias vai beneficiar a população de Ibotirama e dos municípios de Muquém de São Francisco, Ipupiara, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga e Brotas de Macaúbas até hoje (19). O atendimento é realizado nas unidades móveis que estão estacionadas na Praça Ives de Oliveira, no centro da cidade.

No local, os pacientes realizam a consulta com o cirurgião e passam por exames de RX, eletrocardiograma, ultrassonografias e já saem com a cirurgia agendada. O mutirão, que é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), oferece cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia e colecistectomia. Os procedimentos começam a ser feitas a partir do dia 25, no Hospital regional de Ibotirama.

Para o atendimento pré-operatório, os pacientes devem levar todos os exames laboratoriais e outros que se fizerem necessários. No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual e, se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Os profissionais começam a atender a partir das 7h e serão 180 atendimentos por dia.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

 

Fonte: Ascom Sesab

Foto: Ascom Sesab

Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.