Nesta quarta-feira (6) a Prefeitura realiza mutirão contra os mosquitos transmissores do Aedes, zika vírus e chikungunya na capital. Os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses, conjuntamente com profissionais da Limpurb vão atuar no Bairro da Paz.
O mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais(que confeririam características ácidas à água), que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio.
A mobilização que conta com a parceria da Santa Casa de Misericórdia e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da localidade, irá percorrer as ruas da comunidade com o intuito de identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. Durante o "faxinaço", os moradores da localidade devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento.
Entre janeiro e março desse ano, a Secretaria Municipal da Saúde registrou 912 casos suspeitos de dengue, 95 ocorrências notificadas de febre chikungunya e 437 suspeitas de vírus na capital baiana.
Redação Saúde no Ar*
Tamires Moreno