Entre os dias 19 de fevereiro e 9 de março, o Ministério de Minas e Energia (MME), através do Serviço Geológico do Brasil (SGB), realizam um mapeamento em 10 municípios brasileiros.
De acordo com a pasta, o objetivo é levantar informações para auxiliar a subsidiar ações de monitoramento e alerta de desastres, de planejamento urbano e de gestão territorial. As equipes do SGB realizarão os trabalhos de campo em cidades de Alagoas (AL), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Pernambuco (PE) e Santa Catarina (SC).
Além disso, para o mapeamento de áreas de risco, que identifica setores com potencial de sofrer danos por eventos geo-hidrogeológicos (como deslizamentos e inundações). Atendendo as cidades de: Casinhas, Catende, Palmares e São Vicente Ferrer, em Pernambuco; Prainha e São Geraldo do Araguaia, no Pará; e Capetinga, em Minas Gerais.
Assim, durante o trabalho, as equipes contarão com o apoio das prefeituras e defesas civis locais. Após a finalização dos estudos, os relatórios e mapas são entregues aos gestores municipais e aos órgãos de defesa civil nas esferas municipal, estadual e federal.