Artigo

Mundo rumo à catástrofe climática?

Este vídeo tem por objetivo apresentar e analisar o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão ligado à ONU, divulgado em 9 de agosto de 2021 através do qual mostra todo o conhecimento adquirido desde a publicação de seu relatório anterior em 2014 sobre o clima do planeta Terra.234 autores de 66 países revisaram mais de 14.000 estudos científicos e seus trabalhos foram recebidos com mais de 78.000 comentários e observações de pesquisadores e especialistas que trabalham para os 195 governos aos quais este trabalho se destina. Este relatório revela um aprofundamento no conhecimento do clima passado, presente e futuro da Terra.

O relatório do IPCC informa que que a variação da temperatura da Terra apresentou queda do ano 1 até 1850, porém, a partir desta época, que corresponde à 1ª Revolução Industrial na Inglaterra, houve um crescimento acelerado desta variação sem precedentes em 2000 anos evoluindo de zero para alcançar 1,1 °C em 2020. Constata-se um rápido aumento nas temperaturas nunca antes visto. Ficou evidenciada que a atividade humana (antrópica) é responsável pelo aumento da variação da temperatura observada no planeta porque se constatou que não houve variação na contribuição solar e vulcânica de 1850 a 2020. Não há mais dúvidas de que o Homem está realmente na origem do fenômeno atual.

Ficou evidenciada a certeza de que a mudança climática que está em curso é causada pelas emissões humanas, é irreversível, mas pode ser corrigida se houver uma ação forte e coordenada de todos os países do mundo, segundo o IPCC. O que pode ser feito para evitar esta catástrofe climática? A solução é cortar as emissões globais de gases do efeito estufa pela metade até 2030 e zerar as emissões líquidas até meados deste século para interromper e possivelmente reverter o aumento de temperaturas. Zerar as emissões líquidas envolve a redução das emissões de gases de efeito estufa tanto quanto possível usando tecnologia limpa e energia renovável e, também, efetuar a captura e armazenamento de carbono, ou absorvendo-as com o plantio de árvores. Muito provavelmente o mundo não terá sucesso em evitar o agravamento da mudança climática devido à inexistência de um sistema de governança mundial que seja capaz de evitar o aumento do aquecimento global e a consequente mudança climática catastrófica resultante da impotência da ONU.

Colunista: Fernando Alcoforado

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

9 horas ago

Saúde da Mulher – A menopausa

Nesta segunda-feira, 15.07, no Programa Em Sintonia, da Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou a psicóloga…

15 horas ago

Unicef comprova que Brasil melhorou em 2023 o nível de vacinação em crianças

O ano de 2023 marcou um avanço do Brasil na imunização infantil . Um estudo…

18 horas ago

Ministério da Saúde alerta sobre febre Ouropouche em mulheres grávidas

O Instituto Evandro Chagas do MS detectou presença do anticorpo do vírus em amostras de…

19 horas ago

Castramóvel realiza atendimentos no Abaeté até 16 de agosto

O Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã, é o mais novo ponto de atendimento do…

22 horas ago

PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro está sendo pago

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil.…

22 horas ago