Durante a pandemia de covid-19, disparam as ações das empresas de tecnologia negociadas em bolsa; assim criando um novo bilionário a cada 30 horas, ou seja, 573 novos ultrarricos, segundo a ONG Oxfam.
De acordo com o relatório intitulado “A necessidade urgente de taxar os ricos”, a Oxfam propõe taxar “urgentemente”; as grandes fortunas do planeta e alerta que os mais pobres estão sofrendo cada vez mais com a inflação.
Após um hiato de dois anos por causa da pandemia, as elites políticas e econômicas mundiais voltaram a se reunir a partir deste domingo (22) na cidade suíça de Davos para o Fórum Econômico Mundial.
Segundo a ONG, “a pandemia [de covid-19] e agora as fortes altas nos preços dos alimentos e da energia têm sido simplesmente um golpe de sorte para eles”. A Oxfam baseia seus números nas listas e classificação da revista Forbes das pessoas mais ricas do mundo, e em dados do Banco Mundial.
Ainda de acordo com o relatório, diante do aumento da riqueza; 263 milhões de pessoas vão cair na pobreza extrema este ano (um milhão de pessoas a cada 33 horas); segundo suas previsões, devido à inflação em alta em muitas partes do mundo, impulsionada principalmente pelo preços da energia e dos alimentos.