Mulheres com próteses nos seios tem mais chance de cometer suicídio

Alguns procedimentos cirúrgicos para melhorar a estética corporal, a exemplo, próteses nos seios, podem muitas vezes causa uma baixa auto-estima e até mesmo transtorno mental na vida de uma pessoa, e consequentemente levar a um suicídio, é o que aponta uma pesquisa desenvolvida pelo Centro Médico da Universidade Vanderbilt, em Tennessee, nos EUA. De acordo com o estudo publicada no periódico “Annals of Plastic Surgery, mulheres com implantes nos seios têm quase três vezes mais chance de se suicidar do que aquelas que não passaram pelo procedimento.

Para uma das co-autoras do estudo, Loren Lipworth, algumas das mulheres que passam pelo procedimento cirúrgico de implantes no seios  podem ter problemas psiquiátricos ligados, possivelmente, a uma baixa auto-estima ou distúrbios relacionadas à sua imagem corporal.

A pesquisa contou com 3.527 casos de mulheres suecas que passaram pela cirurgia entre 1965 e 1993, e os pesquisadores analisaram os seus certificados de óbito para analisar as suas causas de morte. Do total, apenas 24 das mulheres cometeram suicídio depois da idade média de 19 anos. De acordo com o estudo, o índice apesar de parecer pequeno, representa o triplo de risco daquele observado com a média da população. Os cirurgiões que realizam esse tipo de procedimento devem querer acompanhar os seus pacientes com atenção, ou indicá-los a um grupo de risco de suicídio, salienta Loren Lipworth.

Segundo ainda o estudo, mulheres com implantes nos seios também apresentaram o triplo de chances de morte pelo uso de drogas e álcool. Relatos dos pesquisadores mostram que ao menos 38 mortes – equivalente a 22% do total de mortes – foram associadas a suicídio, transtornos psicológicas ou abuso/dependência de drogas e álcool. Ainda de acordo com os cientistas, o aumento no risco de suicídio não foi aparente até dez anos depois da realização do implante.

O aumento no risco de morte por câncer, incluindo o de mama, não foi advertido no levantamento, entretanto, mulheres com implantes apresentaram maior probabilidade de morrer de câncer no pulmão e doenças respiratórias, como enfisema, o que possivelmente é explicado pela maior chance de serem fumantes.

De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, cerca de 383.886 mulheres nos EUA possuíam implantes de seios, em 2006, considerado o segundo procedimento cosmético cirúrgico mais comum, após a lipoaspiração.

Fonte: O Globo

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.