Mulheres com problemas no parto já têm aplicativo para fazer denúncias

Parto Humanizado é o nome do aplicativo disponibilizado para Android criado pelo programador Sérgio Holanda e sua mulher, a jornalista Marcela Oliveira, junto com o amigo, também programador Bruno de Lima. O casal que planeja ter um filho ainda esse ano ficou assustado quando começou a fazer  pesquisas e descobriu aquilo que chamaram “Violência obstétrica” : imagens do sofrimento de mulheres durante o parto. Isto fez com que eles se unissem para criar o aplicativo que pode ser usado gratuitamente para fazer denúncias.

Através da ONG Artemis, que luta para erradicar qualquer tipo de violência contra a mulher, a equipe conseguiu o material necessário para alimentar o aplicativo, que traz informações sobre violência obstétrica e permite à mulher fazer a denúncia ao órgão mais próximo de sua residência.

A informação é geo-referenciada e lá ela encontra o contato da Defensoria Pública do estado dela, o clique 180 ou fazer a denúncia que vai diretamente para o Ministério Público Federal. Também tem a opção de preencher um formulário, que deve ser enviado para a Artemis, que dará encaminhamento à denúncia.

Atualmente, o aplicativo só está disponível para a plataforma Android, mas em breve segundo Marcela em breve, será também disponibilizado espaço para que as usuárias relatem como foi o parto delas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.