Portal Saúde no Ar

 

Mulher perde o nariz após descobrir câncer

A norte-americana Lisa Mercer, 49 anos, precisou retirar todo o nariz após descobrir câncer no sino paranasal e base do crânio em estágio três, em agosto de 2022.

Sangramentos nasais esporádicos e mau cheiro foram alguns dos sintomas iniciais da doença.

Lisa Mercer passou um ano e meio com diferente sintomas até ser diagnosticada com câncer em agosto de 2022. Ela relatou que teve ao menos seis agendamentos para exames cancelados, entre novembro de 2021 e julho de 2022, o que acredita ter contribuido para o seu diagnóstico tardio.

Lisa passou por duas cirurgias para tentar remover o tumor do nariz, mas o procedimento não foi bem sucedido e ela precisou remover totalmente o nariz em cirurgia de oito horas de duração. Após a remoção, ela ainda foi submetida a 30 sessões de radioterapia. Uma das sequelas do tratamento foi a perda do olfato e do paladar.

A norte-americana usa uma prótese magnética onde antes estava o nariz. “Não me importo com minha prótese de nariz, mas não acho que a sociedade se sentiria confortável comigo andando por aí sem prótese. Estou muito feliz por estar viva”, afirmou.

“Estou feliz por estar viva, mas acho que desenvolvi PTSD com toda a experiência. Quando me vi pela primeira vez sem o nariz, foi assustador. “Demorou muito tempo para que eu me acostumasse”, contou Lisa, ao The Sun, na segunda-feira, 18.

Fonte: The Sun

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe