Categories: Saúde Coorporativa

Mudanças na aposentadoria

Um dos principais desafios do presidente Michel Temer após a condição de interino será a reforma da previdência. Entre as propostas para as mudanças nas regras, a principal medida que tramitará no congresso durante os próximos dias será a fixação de idade mínima de 65 anos para homens e mulheres tanto do serviço público quanto da iniciativa privada. A reforma, segundo o presidente em seu primeiro discurso, será necessária, pois, sem alterações na condição atual, haverá dificuldade de pagamento para os beneficiários do INSS.

A nova regra valeria para os trabalhadores com menos de 50 anos. Quem tem mais de 50 anos permaneceria na regra atual e pagaria um pedágio proporcional ao tempo que falta para a aposentadoria. Para mulheres e professores, a idade de transição seria a partir de 45 anos. O tempo de contribuição será computado apenas para definir o valor do benefício.A proposta aumenta o tempo mínimo de contribuição para ter direito à aposentadoria por idade dos atuais 15 anos para 20 anos. De imediato, o período de carência sobe para 16 anos e a partir de então mais três meses por ano até atingir os 20 anos de recolhimento ao INSS. O valor do benefício será de 65% mais 1% por cada ano de contribuição.

Confira também

Demissões varejistas diminuem

Sai 1ª parcela do décimo para aposentados

Além disso, a mudança indica que aposentadoria por idade para mulheres seja igual a dos homens, com aumento imediato de 55 anos para 61. A partir daí, sobe três meses por ano até chegar aos 65 anos com possibilidade de antecipar a aposentadoria em até cinco anos, com desconto de 6% ao ano, desde que a mulher tenha comprovado 35 anos de contribuição para o INSS.

Sobre o principal item da série de medidas, homens e mulheres se aposentam com idades iguais em mais da metade de uma lista de 51 países, segundo o levantamento mais recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizado em 2014. Entre os países que igualam as condições para o pedido da aposentadoria, estão Alemanha, Islândia e Noruega com a idade mínima mais elevada, 67 anos; e a Arábia Saudita com a menor idade de requerimento do pedido, 45. Já Chile, Itália, Áustria, Argentina e Rússia apresentam uma distância de pelo menos cinco anos na idade de aposentadoria de ambos os sexos, com os homens aposentando-se sempre mais tarde.

As mudanças precisam ser aprovadas no Congresso Nacional para começarem a valer. Se o desfecho for positivo para essa firmação, isso significará uma mudança no estilo de vida e planejamento familiar tanto das mulheres quanto dos homens, afinal a expectativa de vida dos brasileiros atualmente é de 78 anos.

Redação Saúde no Ar*

Maicon Menezes

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
João Neto

Share
Published by
João Neto

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

30 minutos ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

8 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

9 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

10 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

10 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

10 horas ago