Categories: Notícias

Mudanças climáticas catastrófica exige novo modelo de sociedade

 

Fernando Alcoforado

Resumo: Este artigo aborda um tema de grande interesse para o futuro da humanidade, que é o da mudança climática global com a proposição de soluções que possam eliminar seus efeitos catastróficos.

O aquecimento global é um fenômeno climático de grande extensão – um aumento na temperatura média da superfície da Terra que vem ocorrendo nos últimos 150 anos. O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), estabelecido pela ONU (Nações Unidas), diz que muito do aquecimento observado no planeta deve-se muito ao aumento do efeito estufa e há fortes evidências de que o aquecimento global se deve a atividade humana. Muitos meteorologistas e climatologistas consideram provado que a ação humana está realmente influenciando a ocorrência do fenômeno. Não há dúvida de que a atividade humana na Terra causa mudanças no ambiente em que vivemos. Muitos desses impactos ambientais resultam da insustentabilidade do atual modelo de desenvolvimento da sociedade.

A insustentabilidade do atual modelo de desenvolvimento da sociedade decorre do fato de ele ser responsável pelo rápido aumento das temperaturas globais, pelo esgotamento dos recursos naturais do planeta e pelo aumento do nível do mar em uma escala maior no século XXI do que nos 10 mil anos desde a última era do gelo. Os fatos da vida estão mostrando cada vez mais a necessidade de que o paradigma que tem orientado o desenvolvimento da sociedade humana desde a 1ª Revolução Industrial tenha que ser profundamente modificado. É por isso que o atual modelo de sociedade deve ser substituído pelo modelo de desenvolvimento sustentável, entre outras medidas.

O método utilizado no estudo consistiu principalmente na análise da literatura existente sobre as causas, consequências e evolução futura das mudanças climáticas globais e do modelo de desenvolvimento sustentável para propor soluções para evitar a mudança climática catastrófica global. Com base no estudo chega-se à conclusão de que a mudança climática catastrófica será inevitável sem a implantação de um novo modelo de sociedade sustentável globalmente. As pesquisas futuras devem estar centradas na busca de soluções de sociedades sustentáveis especificamente para países desenvolvidos e atrasados. Este artigo é composto pelas seguintes partes:

O Acordo Climático Global de Paris (COP 21) e seu descumprimento
O modelo de desenvolvimento da sociedade necessário para impedir uma mudança climática global catastrófica no século XXI
Conclusões

Para ler o artigo acessar o website https://www.academia.edu/…/MUDAN%C3%87A_CLIM%C3%81TICA_CATA…

Observação: Este artigo foi publicado em inglês no dia 5 de maio de 2020 na revista científica HSOA Journal of Environmental Science: Current Research.

Autor

Fernando Alcoforado é PhD em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, ​​Espanha. É formado em Engenharia Elétrica pela UFBA – Universidade Federal da Bahia, Brasil, e especialista em Economia de Engenharia e Administração Industrial pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente, é membro do Instituto Politécnico da Bahia (IPB), professor de cursos de pós-graduação em Administração, Economia e Engenharia de várias instituições de ensino brasileiras e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento de negócios, planejamento regional, planejamento de sistemas de ciência, tecnologia e inovação e planejamento de sistemas de energia. Ocupou os cargos de Coordenador de Planejamento Estratégico do Ceped – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, Secretário de Planejamento da Cidade de Salvador, Subsecretário de Energia do Estado da Bahia, Presidente do IRAE – Instituto Rômulo Almeida de Estudos Superiores, Diretor da Faculdade de Administração das Faculdades Integradas Olga Mettig de Salvador, Bahia e Consultor da Winrock International na área de energia renovável e UNESCO – Organização e Cultura das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura na área de ciência e tecnologia. Recebeu a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil) e é membro da Academia de Educação da Bahia. Ele é autor de 14 livros que tratam de questões relacionadas com a economia brasileira, energia, desenvolvimento econômico e social, meio ambiente, aquecimento global e globalização.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

3 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

4 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

5 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

5 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

5 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

18 horas ago