Programa Saúde no ar

Mudança de hábitos – Relação do Tabagismo com Problemas Oculares

Nesta segunda- feira, 14 de outubro, no Programa Saúde no ar da Rádio Excelsior da Bahia AM, 840, e Rádio Web Saúde no ar, Patrícia Tosta entrevistou a oftalmologista, Carla Cordeiro..

O tema da entrevista foi: Mudança de hábitos – Relação do tabagismo com problemas oculares.

O hábito de fumar pode gerar mais riscos à saúde do que se imagina. Além do câncer no pulmão e dos problemas respiratórios, o cigarro também favorece a manifestação e o agravamento de problemas oculares. O alerta é do médico oftalmologista da Oftalmoclin, empresa do Grupo Opty, Frederico Faiçal. Dentre as doenças relacionadas ao tabagismo, o especialista destaca a Catarata e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) – conhecida como uma das causas importantes de cegueira no mundo ocidental, em indivíduos com idade superior a 50 anos.
De acordo com o médico, estimativas dão conta de que os fumantes têm 2,5 vezes mais chances de desenvolverem a DMRI, se comparados aos não fumantes. Isso porque o tabaco libera algumas toxinas que fazem com que haja um aumento considerável da oxidação da retina – o que ajuda no aparecimento de vasos sanguíneos anormais sob a região da mácula, pequena parte do olho, responsável pela visão centralizada.
“Os vasos anormais, na mácula, podem causar danos à visão central do paciente, indispensável para realização de atividades restritas como leitura, e causando o embaçamento da visão”, explica. O grande problema, ainda segundo Frederico Faiçal, é que o tabagismo não agrava problemas oculares somente entre os adeptos, sendo também prejudicial para os olhos de fumantes passivos, ou seja, aqueles que convivem com pessoas que fumam.
Além da visão embaçada e da idade de risco, outros sintomas da DMRI podem ser observados pela população, tais como incapacidade de enxergar em locais com pouca iluminação, visualização de pontos, visão distorcida, que pode levar à perda parcial da visão e, em alguns casos, à cegueira ‘legal’. Aparecendo um ou mais desses sintomas, é recomendável buscar auxílio médico especializado, de imediato. “O ideal é que pessoas com ou sem predisposição também incluam em sua rotina a ida regular ao consultório oftalmológico para prevenir e tratar doenças oculares, precocemente”, conclui.
Degeneração Macular
A DMRI, como é conhecida, é causada pelo envelhecimento ocular. Com o avanço da idade, a retina vai perdendo gradualmente a capacidade de eliminar os resíduos produzidos pelo metabolismo, causando a formação de corpúsculos amarelados sob a retina, as chamadas drusas.

 

Assista o vídeo da entrevista:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

4 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

5 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

6 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

6 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

6 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

19 horas ago