Notícias

Mudança de hábitos passa pela reprogramação cerebral

Hábitos são padrões de comportamento humano que se tornam naturalizados por via da repetição. Dessa forma, tomando a neurociência como base teórica, o médico psiquiatra e nutrólogo; Frederico Porto, explica que a repetição de determinadas ações estabelecem no cérebro vias sinápticas mais rápidas que acionam a seguinte sinapse e daí por diante; assim, transforma o comportamento do indivíduo em algo irrefletido, automatizado.

Obviamente nem todos os hábitos são benéficos à saúde. Há aqueles prejudiciais, como fumar, comer comidas cheia de açúcar, o sedentarismo. De acordo com Porto, para modificar hábitos que considera nocivos, o indivíduo precisa aprender a dominá-los. Esta transformação passa pela reprogramação cerebral, impulsionada pela adoção de novos comportamentos”, explica.

O processo para domínio e modificação dos hábitos deve começar, segundo o médico psiquiatra, pelo reconhecimento dos padrões comportamentais que levam a determinados hábitos. Dessa forma, a pessoa precisa refletir e ter ciência de quais ações está levando a cabo durante o dia que a fazem agir sempre da mesma maneira automaticamente.

Além disso, para Porto, outro ponto importante na tentativa de fazer o cérebro adquirir novos hábitos é compreender um conceito da psicologia e da medicina chamado ganho secundário.

O especialista, sugere dicas para que a assimilação de novos padrões e consequentemente novos hábitos ocorra de maneira mais fluida e eficaz. O medico recomenda que a pessoa mapeie a rotina diária; tenha uma boa ideia das ações que realiza durante o dia. Além disso, recomenda a inserção nesta rotina a atividade que deseja virar hábito de uma maneira fácil.

Do mesmo modo, a terceira dica é bem simples: é preciso começar. Ou seja, não adianta ficar planejando e postergando as mudanças, sempre em busca do momento ideal.

ainda assim, o médico ressalta que romper com um hábito ruim e substituí-lo por padrões comportamentais mais positivos à saúde física e mental é, em última análise, uma questão de reconectar seu cérebro com estas novas práticas. “Ação, comprometimento, consistência e paciência são as habilidades necessárias para construir hábitos melhores e deixar os nocivos para trás”, conclui.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

6 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

7 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

7 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

8 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

8 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

21 horas ago