Mudança de clima provoca doenças respiratórias

Com a mudança de clima e a chegada do Outono, a temperatura fica um pouco mais baixa, a saúde respiratória fica comprometida. Os problemas mais comuns são gripe e resfriado, que costumam ser confundidas. A gripe é causada somente pelo vírus influenza, enquanto os resfriados, por muitos outros, como o rinovírus.

As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. O grupo que tem mais chances de desenvolver complicações é formado pelos extremos de idade (crianças e idosos), portadores de doenças crônicas, diabéticos, pacientes com insuficiência renal, gestantes, profissionais da saúde e pessoas HIV positivo.

Há diversas maneiras de evitar contagio. As mais recomendadas pelos especialistas são: evitar aglomerações e lugares pouco arejados e deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada.

Clima na Bahia- O fim do verão e início do outono têm como característica calor e chuvas mais intensas, além do aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Entre sexta (17) e domingo (19), esses índices devem variar de 12 a 13 em toda a Bahia – valores classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na categoria ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

Estão previstas mudanças nas condições do tempo nos próximos dias na Bahia, incluindo o último fim de semana do verão. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a massa de ar quente e seco continua perdendo força, o que pode aumentar a nebulosidade e as chances chuvas na maior parte do estado.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.