Mudança climática eleva risco de dengue

Informações divulgadas pela Universidade das Nações Unidas confirmam que parte da Europa, do oeste e da África e da América do Sul podem passar por surtos de dengue por conta das mudanças no clima e o aumento significativo no índice de urbanização.

Os cientistas da ONU atestaram que a dengue pode causar estragos de grandes proporções por conta do aquecimento do planeta, o que propicia a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti. Os estudos ainda mencionam que áreas até então tidas como frias e sem registros de casos de dengue poderão abrigar o mosquito transmissor da doença na medida que o planeta aqueça.

A principal preocupação relevada pela pesquisa é que a dengue pode atingir áreas da região central e ocidental da África, onde as condições sanitárias são quase que inexistentes, o que pode ocasionar uma propagação de mosquitos fora do controle das autoridades locais.

A dengue se apresenta em quatro formas distintas, infecta 100 milhões de pessoas e faz aproximadamente 20 mil vítimas por ano. As informações são da Organização Mundial da Saúde.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.