Nesta quinta-feira (6), o Ministério da Saúde lançou o programa Cuida Mais Brasil; que vai destinar R$ 194 milhões do orçamento da pasta para inserção de pediatras e ginecologistas-obstetras nas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o líder da pasta, uma portaria para regulamentar o programa terá publicação até a próxima semana.
Segundo dados do MS há hoje 5.699 pediatras alocados na APS em todo o Brasil. Contudo, mais da metade deles (2.965) em apenas dois estados – São Paulo e Minas Gerais.
Por outro lado, estados do Nordeste, como Pernambuco (9) e Paraíba (5), e do Norte, como Roraima (4) e Acre (5); possuem menos dez pediatras para atender todo seu território. Dessa forma, o novo programa, chamado de Cuida Mais Brasil é um “programa estruturante”, que visa reduzir tal desigualdade direcionando recursos para que os municípios mais carentes possam aprimorar o serviço prestado a gestantes e crianças.
“Não vai ser de uma hora pra outra que vamos ter pediatras e obstetras em todas as Unidades Básicas de Saúde. Essa sinalização, de cerca de R$ 200 milhões para apoiar os municípios a construírem conosco essa nova realidade para o sistema de saúde, é uma sinalização concreta do que podemos ter no futuro”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao apresentar o novo programa.
Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA