Motor a água de 400 CV e 6.500 RPM já funciona: o fim dos combustíveis fósseis pode estar mais perto
A divisão de automobilismo da AVL RACETECH, empresa austríaca especializada em tecnologia de mobilidade, está liderando uma transformação significativa no setor automotivo com o desenvolvimento do H₂-ICE, um motor de combustão interna movido a hidrogênio.
Em parceria com o HUMDA Lab da Hungria, a AVL RACETECH respondeu ao ceticismo em torno dos motores a hidrogênio, frequentemente criticados por seu desempenho limitado.
O resultado foi a criação de um motor protótipo de dois litros, capaz de alcançar 500 Nm de torque entre 3.000 e 4.000 rpm e uma potência máxima de 410 hp (301,7 kW) a 6.500 rpm. Esses números são comparáveis aos motores tradicionais, mas com a vantagem de operar sem emissões de carbono.
O sucesso do H₂-ICE abre as portas para um futuro onde o hidrogênio pode substituir os combustíveis fósseis em diversas aplicações. Ellen Lohr, Diretora de Automobilismo da AVL RACETECH, destacou a importância desse avanço para o setor:
“O objetivo da AVL RACETECH é liderar o automobilismo para um futuro sustentável. Com o desenvolvimento do primeiro motor de corrida desenvolvido sob nosso próprio nome — um H₂-ICE de alto desempenho — demos mais um passo em direção à concretização dessa visão.”
O H₂-ICE foi submetido a testes rigorosos na sede da AVL em Graz, Áustria. O motor foi avaliado em um banco de provas especialmente adaptado para o uso de hidrogênio, onde atingiu todos os objetivos projetados. Paul Kapus, líder do projeto, destacou a complexidade técnica do desafio:
“Realizar valores de desempenho no nível de automobilismo com um motor de combustão interna de hidrogênio é um desafio técnico incrivelmente complexo. Estamos orgulhosos de termos conseguido validar esses números no banco de testes.”