PORTAL SAÚDE NO AR

Mostra apresenta experiências bem-sucedidas no SUS

A troca de experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) reúne, em Brasília, mais de 2.500 profissionais do setor de saúde na 15ª Expoepi. Durante a mostra, que vai até esta sexta-feira (30), serão apresentados 782 trabalhos e experiências. Destes, serão premiados 45, entre os  mais bem-sucedidos.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Cavalcante, participam da abertura do evento, nesta quarta-feira (28), às 19hs. A mostra irá difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes ao setor, além de dar visibilidade às ações de vigilância em saúde.

A 15ª Expoepi foi definida como uma etapa preparatória da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que acontecerá em novembro deste ano. Para isso, será realizado o painel “Elementos essenciais para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde”, na quinta-feira (29). Conduzido pelo Secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Cavalcante, o painel conta ainda com a palestra do Prof Eliseu Waldman da USP.

Ainda durante o evento, serão premiados 45 experiências bem-sucedidas e trabalhos profissionais e serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde. A premiação será dividida em três modalidades: experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS; trabalhos científicos (monografias de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado) desenvolvidos por profissionais do SUS que contribuíram para o aprimoramento das ações da vigilância em saúde do país (pessoa física). A última modalidade irá premiar intervenções sociais bem sucedidas desenvolvidas por movimentos sociais  que contribuíram para as ações de prevenção controle e prevenção das doenças e agravos de interesse de saúde pública (pessoa jurídica).

Além destes prêmios -que totalizam 969 mil reais -, estão previstas ainda premiações que não mobilizam recursos financeiros, mas reconhecem, publicamente, o mérito do melhor artigo publicado na Epidemiologia e Serviços de Saúde – revista do SUS editada pela SVS/MS (Prêmio RESS evidencia); e a melhor investigação de surto conduzida pela esfera federal do SUS (Prêmio Adolfo Lutz e Vital Brazil). Para cada mostra, três finalistas serão selecionados e a ordem de classificação será definida por votação da audiência da 15ª Expoepi, definindo o 1º, 2º e 3º colocados. Também serão realizadas palestras com especialistas, reuniões técnicas, exposições e vários estandes com temas diversos da área da saúde.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.